Curitiba 330 anos

Cinco construções representam a urbanidade e são símbolos de Curitiba

27/03/2023 14:35

Vista aérea da Rua da Cidadania do Boqueirão e Terminal e Igreja do Carmo.  - Curitiba, 31/07/2020 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Vista aérea da Rua da Cidadania do Boqueirão e Terminal e Igreja do Carmo. – Curitiba, 31/07/2020 – Foto: Daniel Castellano / SMCS1/10

Com 330 anos de história, que serão celebrados na próxima quarta-feira (29/3), Curitiba reúne ícones urbanos conhecidos no Brasil e no exterior. Conheça 5 exemplos que se destacam na paisagem e estão entre os mais lembrados entre moradores e turistas:

Faróis do Saber

São as 195 bibliotecas municipais que funcionam junto a escolas e em praças por toda a cidade. O projeto foi concebido e inaugurado na primeira gestão do prefeito Rafael Greca (1993-1996) e aprimorado, por meio dos Faróis do Saber e Inovação. A inspiração vem da Biblioteca de Alexandria e do Farol de Alexandria.

Estufa do Jardim Botânico

Ponto turístico mais visitado da cidade, o Botânico pode ser avistado, de longe, por causa de sua estufa. Lá estão exemplares de plantas da Mata Atlântica. Os canteiros em estilo francês, o Jardim das Sensações (de estímulo ao tato, olfato, à visão e audição no contato direto com mais de 70 plantas de texturas, formas e aromas diferentes) e a Galeria das Quatro Estações (com exemplares vegetais das quatro estações do ano) são outros atrativos do espaço verde.

Ruas da Cidadania

Centros de serviços públicos descentralizados, elas começaram a ser implantadas há 28 anos, a partir da Administração Regional do Boqueirão, pelo prefeito Rafael Greca em seu primeiro mandato à frente da cidade. A ideia é facilitar a vida dos moradores dos bairros mais distantes da Prefeitura e, mais recentemente, de quem não tem ou não sabe usar o computador. Também são atrativos desses locais a estrutura esportiva e o pequeno comércio.

Prédio histórico da UFPR

Com 110 anos de história, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga instituição de ensino superior do Brasil. Edificada em estilo neoclássico, a sede histórica da UFPR é outro cartão-postal da capital e fica na Praça Santos Andrade, no Centro. Há pouco mais de 20 anos seu prédio também foi considerado um símbolo da cidade.

Ópera de Arame

Construída em estrutura tubular e transparente sobre um lago, o espaço de espetáculos também se diferencia por estar rodeado por vegetação exuberante e cascata. Situada no bairro Abranches, há 5 anos passou a abrigar o projeto de música instrumental Vale da Música.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora